Por que os cachorros viram a cabeça quando levam bronca?

Todo dono de cachorro já passou por essa situação. Seu cão faz alguma bobagem e você começa a dar uma bronca nele, assim que ele ouve o tom da sua voz a cabeça inclina para um lado. É preciso admitir que é fofo, mas de acordo com este estudo realizado por um professor de psicologia da University of British Columbia, eles não fazem isso só para serem bonitinhos.

cahorro inclinando a cabeça 1
Munster

Antes desta pesquisa não haviam muitos estudos sobre o tema. Entretanto há muita especulação, alguns acham que eles direcionam a orelha para ouvir melhor, já outros dizem que é uma “ferramenta social” e eles o fazem para ficarmos sensibilizados com a carinha e desistir do esporro. Porém segundo o pesquisador, a reação tem mais a ver com o sentido da visão do que com audição ou artifício social.

O professor demonstra com um exemplo, coloque seu punho fechado na frente do seu rosto e tente olhar para alguém, é desta forma que seu cão se sente. Ele não consegue enxergar claramente a parte de baixo do seu rosto, principalmente a sua boca, uma das partes mais vitais das expressões humanas. Desta forma, fica mais fácil entender que um simples inclinar de cabeça ajuda a visualizar melhor a pessoa a sua frente.

cachorro inclinando a cabeça 2

A pesquisa não chegou a uma conclusão definitiva mas ajudou a trazer mais clareza para o assunto. Para se obter dados estatísticos foram pesquisados donos de cães com focinhos longos e curtos, o primeiro grupo notou que seus cachorros inclinam mais a cabeça do que raças com focinhos curtos, levando a conclusão de que o tamanho da cabeça e do focinho influenciam bastante neste comportamento tão fofinho.

Leave a Reply