Cachorros podem prever o tempo?

Alguns cachorros podem sentir ou até mesmo prever quando chuvas ou tempestades se aproximam. Não é apenas crença popular ou um “sexto sentido” e sim um fato comprovado pela ciência com algumas explicações bem racionais.

Alguns estudos indicam diferentes motivos para que essa condição exista e boa parte se explica pelos simples fato de que seus sentidos são mais apurados que os nossos.

O primeiro deles é que os cachorros são sensíveis a pressão atmosférica, que ocorre quando há troca de temperatura e clima,portanto quando há alguma variação na estática do campo elétrico, os cachorros sentem muito antes. Esse comportamento é mais facilmente percebido em tempestades e furacões. É normal que eles tentem avisar aos seus donos ou que busquem abrigo quando sentem essa variação.

Sabe quando você abre a janela e sente o cheiro de chuva? Se nós podemos sentir esse aroma, para os cachorros é mais fácil ainda. O olfato deles é capaz de detectar concentrações químicas que seriam impossíveis para nós. Durante trovoadas o cheiro do ozônio fica mais concentrado no ar e seu cachorro pode senti-los muito antes de você saber que vai chover.

Quando se trata da audição, os cães geralmente possuem uma sensibilidade 20 vezes maior do que a nossa. Assim sendo, eles conseguem ouvir o menor dos ruídos relacionados a chuva e trovões, podendo “prever” o que está por vir.

Outros animais como gatos, pássaros e tartarugas também parecem exibir comportamento de previsão parecido ao dos cachorros. Alguns pesquisadores teorizam que este comportamento não é totalmente instintivo aos animais, eles aprendem de acordo com as experiências, quanto mais chuvas e trovoadas o animal é exposto, mais ele reconhece as atividades nas próximas vezes.

Leave a Reply