Porque cachorros rolam na grama?

Já reparou que de vez em quando, os cachorros adoram ficar se esfregando de costas na grama? É uma situação bem engraçada e parece não ter muita explicação à princípio, porém existem algumas teorias sobre o que leva o animal a ter esse comportamento.

1. Herança ancestral

Alguns especialistas em comportamento animal, especificamente os que estudam os lobos, dizem que pode ser uma herança desses seus parentes próximos. Os especialistas afirmam que entre as alcatéias é normal observar quando um lobo sente um novo odor, primeiro ele cheira, depois esfrega, principalmente no pescoço e no rosto, e na volta ao grupo todos os animais investigam o novo cheiro trazido pelo lobo. Inclusive, após alguns destes animais reconhecerem o novo odor, eles conseguem traçar o caminho onde aquele cheiro foi obtido.

2. Incomodados com seu próprio cheiro

É uma cena bem normal observar cães após o banho se jogarem no chão, especialmente nos lugares mais sujos, que costuma deixar os donos bem frustrados. Isso porque alguns perfumes que são bons para nós, não necessariamente são bons para eles e vice-versa. O mesmo pode acontecer se seu cão se sujar com algo que não lhe agrada, eles vão se esfregar naqueles odores que são familiares e lhes agradam.

Cachorro preto branco e marrom rolando alegremente na grama de costas

3. Aliviando aquela coçada

A necessidade de se esfregar na grama também pode ser um indicador de saúde. Pode ser que seu cão tenha alguma alergia, esteja com pulga ou carrapato em locais onde ele não acessa com a boca e patas, geralmente nas costas. Se os motivos não estiverem tão claros, trate seu cão com remédios de pulga e carrapato e sempre visite um veterinário em caso de dúvida.

4. Comportamento obsessivo

Este argumento também envolve questões de saúde. O rolamento constante na grama pode indicar um transtorno obsessivo compulsivo. É possível contornar esta situação com um pouco de treino. Preste atenção no que leva o cão a se jogar na grama, depois de observado o padrão, assim que ele estiver prestes a começar a se esfregar, chame sua atenção e distraia-o com jogos e o recompense pelo comportamento, mantendo sua atenção em outras atividades mais interessantes. Lembrando, caso não obtenha sucesso, busque auxílio especializado.

Cachorro correndo escondido dentro da grama alta e salta no final

O lado bom disso tudo é que não existe perigo na grama em si, mas é preciso prestar atenção em que grama seu animal brinca, porque podem existir pesticidas, herbicida e fertilizantes que contém ingredientes venenosos, e também há o risco de pulgas, carrapatos, alguns vírus e bactérias que podem estar escondidos na grama. Se seu cão estiver em dia com as vacinas e tomando remédios preventivos indicado pelo veterinário, o risco é quase insignificante quando a alegria de se esfregar na grama.

Leave a Reply